
Revista Africana de Mídias, Volume 20, Nùmeros 1 e 2, 2012, pp. 37–56 
© Conselho Para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cięncias Sociais em África, 2014 
(ISSN 0258-4913)

Mídia e direitos humanos : o caso do Jornal  
de Angola e Semanário Angolense

Gilson Lázaro*

Resumo

Este artigo visa analisar comparativamente a cobertura de dois jornais angola-
nos sobre violações dos direitos humanos por parte das instituições públicas. 
A guerra civil e as violações que surgiram foram dominantes nas abordagens 
da imprensa escrita em Angola durante toda a década de 1990. O fim da guer-
ra civil em 2002 impôs uma mudança de abordagem da imprensa angolana e 
maior exigência às liberdades de expressão e de informação. Não obstante a 
diversidade de jornais em Angola, a prática jornalística continua marcada por 
constrangimentos de vária ordem. O texto que se segue tem como enfoque as 
informações ocorridas durante o biénio de 2008-2009.

Palavras-chave : direitos humanos, Jornal de Angola, mídia, Semanário   
Angolense, violações

Abstract

This article aims at comparing the coverage of two Angolan newspa-
pers on human rights violations by public institutions. The civil war and 
the violations that emerged were dominant approaches in the press in 
Angola throughout the 1990s. The civil war which ended in 2002 led to 
a change of approach in the Angolan press and increased demand on the 
freedoms of expression and information. Despite the diversity of news-
papers in Angola, the journalistic practice remains marked by constraints 
of various kinds. This article text focuses on the information during the 
biennium 2008-2009.

Key words: human rights, “Jornal de Angola”, media, “Semanário Angolense”, 
violations

* PhD candidate – Instituto Universitário Lisboa (ISCTE-IUL), Portugal Auxiliary 
teacher – department of Auxiliary Social Sciences and professional, Faculty of Social 
Sciences, University Agostinho Neto, Angola. E-mail: lazaro.gilson@gmail.com



38 Revista Africana de Mídias, Volume 20, Nùmeros 1 e 2, 2012

Introdução
O presente trabalho de pesquisa tem como objectivo analisar a cobertura da 
imprensa escrita dos países africanos de língua portuguesa sobre questões 
de Direitos Humanos, financiado pelo Conselho para o Desenvolvimento 
da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA). Trata-se da 
elaboração de um quadro comparativo que permite avaliar o desempenho 
da imprensa escrita desses países e a sua eficácia na cobertura, prevenção e 
tratamento de matérias muito sensíveis como são os Direitos Humanos.

No caso particular de Angola, o desafio é a elaboração de uma grelha 
comparativa das ocorrências de informações no público, Jornal de 
Angola, e privado, Semanário Angolense, sobre violações dos direitos 
humanos e a relação directa com a opinião pública. Para tal adoptou-se 
a seguinte metodologia: recolha dos jornais nos respectivos arquivos e a 
selecção dos textos mais adequados ao objectivo da pesquisa.

A escolha dos dois jornais prende-se com o facto de o primeiro ser o 
único diário público Jornal de Angola a nível nacional e ter acumulado 
uma larga experiência, tendo sido a escola de muitos jornalistas 
angolanos do sector independente. Quanto ao jornal independente 
Semanário Angolense, a sua escolha deriva de dois principais factores: o 
primeiro está relacionado com o contexto de pluralização da imprensa, 
ainda que formal, durante a segunda metade dos anos 1990 e de ter 
resistido aos momentos de crise que o país atravessou e as mais variadas 
transformações do jornalismo angolano; o segundo factor deriva do facto 
de o jornal independente, contrariamente ao público, estar virado para 
o jornalismo que articula análise social e opinativa, e consegue reunir 
uma diversidade de actores angolanos, bem como a circulação no meio 
urbano e uma certa credibilidade junto do público-leitor.

Por se tratar de dois jornais com relativa diferença em termos de 
publicação e alcance, optou-se pela restrição ao diário público, devido 
ao volume extenso dos arquivos. A selecção dos exemplares do Jornal 
de Angola publicado diariamente, diferente do Semanário Angolense 
publicado aos Sábados – levou a que com se fizesse um recorte e a 
consequente selecção das publicações de Segunda-feira e Sexta. Porém, 
uma das limitações referentes aos arquivos das duas publicações (pública 
e independente) prende-se com o encerramento das instalações para 
obras de restauração da primeira e escassez da segunda.  Em função do 
material escolhido, fez-se um recorte temporal dos dois jornais que  vai 
de 2008 a 2009. Ora, em matéria de informações, numa primeira fase, o 
biénio 2008-2009 revelou-se produtivo.



39Lázaro : Mídia e direitos humanos

A imprensa do pós-independência
A independência do país foi proclamada em duas velocidades – em 
Luanda e no Huambo – debaixo de fortes combates internos, que opunham 
os movimentos de libertação nacional (FNLA, MPLA e UNITA). O 
Estado que daí resultou, sob o signo da violência, implementou um tipo 
de “jornalismo de Estado” cujo controlo efectivamente ideológico tinha 
predominância sobre a prática profissional.

A ética e a prática jornalística(s) foram, no pós-independência, 
substituídas pela lógica ideológica decorrente do modelo de partido-
Estado de inspiração marxista-leninista (Mateus 2004). Posteriormente, 
as clivagens internas entre as forças políticas angolanas minaram a 
comunicação social em nome da guerra que fracturou decisivamente 
o tecido social, onde era visível o engajamento político dos órgãos 
públicos (televisão, rádio, jornal e agência de notícia) por um lado, e, por 
outro, como modo de “sobrevivência informativa”, a rebelião armada, 
protagonizada pela UNITA, criou a sua própria comunicação social, 
baseada na VOGARN (Voz de resistência do Galo Negro) - monitorizada 
desde 4 de Janeiro de 1979 pela “British Broadcasting Corporation” BBC 
e, posteriormente, a partir de 1983 pela Foreign Broadcast Information 
Service (FBIS), produzida pela Agencia de Inteligência Americana 
(CIA), com apoio da “South African Broadcasting Corporation” SABC 
e “Radio South Africa” (RSA), Agence France Press (AFP) e a Âgencia 
Portuguesa de Notícias). Para além da VORGAN, a UNITA contava 
igualmente com a Agência de Notícia “Kwacha UNITA Press” e o jornal 
de circulação restrita Terra Angolana (este impresso a partir de Lisboa, 
Portugal), ao serviço da propaganda desse partido.  

Todavia, como consequência directa da situação pós-colonial, uma 
guerra civil, que assolou o país durante 27 anos e só terminou em 2002, 
viria a marcar a trajectória do Estado independente. A guerra civil teve, 
portanto, consequências gravosas no que respeita ao tecido humano e 
infra-estrutural do país, em particular no modelo de jornalismo.

No início dos anos 1990, uma mudança do sistema político de partido 
único coincidiu com o chamado processo de transição para a democracia 
em África que também correspondeu, estando Angola em guerra, a um 
processo de pacificação como resultado dos Acordos de Bicesse de 1991 
e a realização das primeiras eleições gerais, cujo desfecho se prolongou 
até aos Acordos de Lusaka, ainda na primeira metade da década de 1990. 
Este momento político pressupunha “quatro transições encetadas: da 
guerra para a paz; da economia centralizada para a economia de mercado, 
do partido único ao multipartidarismo e da miséria ao desenvolvimento” 



40 Revista Africana de Mídias, Volume 20, Nùmeros 1 e 2, 2012

(Pestana 2005:198). A lei Constitucional de 1992 consagrou amplas 
liberdades aos cidadãos angolanos, designadamente a liberdade de 
criação de partidos políticos, a liberdade de manifestação, a liberdade de 
expressão e de imprensa, incluindo a criação de novos títulos. Contudo, 
os conflitos despontados limitaram seriamente as liberdades conquistadas 
durante a transição democrática em alguns países africanos (Nyamnjoh 
2005), incluíndo Angola.

Estava, assim, criado um quadro jurídico legal que permitiu o 
surgimento das primeiras publicações independentes (Neto 2004). Trata-
se, no essencial, dos jornais O Correio da Semana (1992), Imparcial 
FAX, Comércio e Actualidade (1994), Folha 8 (1995), Agora, Angolense 
(1997) e o Independente (1999) (Lima 2000 e Carvalho 2010), numa luta 
constante para se manterem as tiragens e diversificar as informações. A 
guerra civil que vigorou durante toda a década de 90 dominou parte das 
abordagens dos jornais Angolanos, em que o diário público, Jornal de 
Angola, privilegiava a salvaguarda das instituições do Estado, ao passo 
que os jornais independentes, como o Folha8 (1995) e o Angolense (1997) 
procuravam denunciar as violações durante o conflito. A guerra civil e 
as violações que daí surgiam foram a tónica dominante das abordagens 
da imprensa escrita em Angola. A segunda metade dos anos 1990 foi 
determinante para a afirmação da liberdade de imprensa, pois, o vigor dos 
jornalistas que provinham de uma cultura autoritária fez-se notável quando 
passaram a exercer um tipo de jornalismo de pressão política e social.

Provavelmente, esse modelo de fazer jornalismo se deva ao facto de 
os jornais independentes serem vistos como espaços alternativos para o 
exercício da cidadania, e para abordagem de assuntos sociais postos à 
margem pelos órgãos estatais. Um dos primeiros casos de impacto político 
imediato no âmbito da imprensa independente praticada em Angola 
aconteceu entre 1999 a 2000, com a publicação de um texto bastante 
crítico à política presidencial, intitulado: “O Baton da ditadura”1. As 
reações do poder político não se fizeram esperar, resultando na detenção 
do articulista, acrescendo-se-lhe a instauração de um processo judicial. A 
pressão da imprensa aos órgãos governamentais foi tanta que o seu impacto 
directo levou o Presidente da República, durante um pronunciamento 
público, a considerá-la como sendo “Penny press” ou “Pasquins”. Este 
pronunciamento público do presidente foi encarado pelos jornalistas 
como um sinal de desvalorização do exercício profissional; um sinal 
de insensibilidade por parte da presidência da república, órgão que, no 
entender dos jornalistas, deveria reconhecer e estimular o trabalho por 
eles prestado à sociedade.



41Lázaro : Mídia e direitos humanos

A partir dos anos 2000 foram dadas maiores atenções às transformações 
políticas e sócio-económicas, no que respeita aos Direitos Humanos; deu-
se primazia às violações dos Direitos políticos e cívicos por parte das 
instituições do Estado. O fim da guerra civil, em 2002, marcou de forma 
profunda a mudança de abordagem da imprensa angolana e impôs, de 
igual modo, maiores exigências no que respeita à liberdade de expressão 
e o direito à informação.

A liberdade de imprensa, concomitantemente à segurança profissional 
dos jornalistas, foi muitas vezes posta em causa com os casos de prisões, 
que envolveram processos judiciais fruto das matérias veiculadas (Neto 
2004). O caso do jornalista Rafael Marques não foi nem o primeiro 
nem o segundo, pois durante a primeira metade dos anos 90 registaram-
se, na história do jornalismo angolano, outros casos de intimidações e 
processos judiciários contra jornalistas2 movidos por individualidades 
governamentais, acusando-os de difamação, calúnia e atentado à 
privacidade. Já na primeira década de 2000, o jornalista e director do 
Semanário Angolense Graça Campos foi chamado a depôr em tribunal 
por causa de uma matéria publicada pelo jornal, em que este apresentava 
publicamente as individualidades governamentais mais ricas do país, 
provocando, assim, um grande escândalo público, pois tratava-se de 
uma novidade para a opinião pública. Era a primeira vez que se tratava 
do assunto publicamente. O caso ficou conhecido como “Os Nossos 
milionários”, uma matéria de 18 de Julho de 2003, cujo impacto político 
e social só se compara ao artigo “O Baton da Ditadura” de Rafael 
Marques de 1999. Ambos mexeram fortemente com as várias vozes e 
sensibilidades da sociedade angolana. 

Não obstante a diversidade de jornais independentes no mercado 
angolano, a dificuldade no que toca à liberdade de imprensa continua 
marcada por constrangimentos vários, desde a conformidade da lei de 
imprensa – com a Constituição de 2010 –, passando pelas denúncias de 
violação dos direitos dos cidadãos, em alguns casos, como se referiu 
mais acima, culminando em perseguições e pressão política de que os 
próprios jornalistas são alvo. Como exemplo concreto da importância da 
imprensa escrita angolana, no dia 26 de Julho de 2008, o jornal Semanário 
Angolense noticiou em primeira página a morte de 8 jovens, alegados 
marginais, por indivíduos afectos à polícia nacional, no Sambizanga, 
zona periférica de Luanda. Este episódio levou à instauração de um 
processo contra os indivíduos afectos à polícia nacional. E, desse modo, 
tem encorajado a imprensa angolana, particularmente o jornal Semanário 
Angolense, a fazer um acompanhamento do caso junto da polícia, do 
tribunal de Luanda e das famílias das vítimas.



42 Revista Africana de Mídias, Volume 20, Nùmeros 1 e 2, 2012

O Jornal de Angola e a sua abordagem sobre os Direitos Humanos
O actual Jornal de Angola herdou um legado do jornalismo instituído 
no período colonial. Após a independência, em Novembro de 1975, 
o jornal Província de Angola tinha já alterado o nome para Jornal de 
Angola (em 1974), passando a ser o jornal de tutoria governamental. O 
estado de partido único ora instaurado manteve o monopólio do Jornal 
de Angola (reformado em 1975) sob tutela do Ministério da Informação 
e, no período democrático, passou para a tutela do então Ministério da 
Comunicação Social (Hodges, 2002). Nessa fase cessaram igualmente 
actividades outros jornais e revistas: o Comércio ABC, Notícia e a Semana 
Ilustrada, em Luanda, e desapareceram os poucos jornais editados nas 
províncias, entre eles O Planalto, publicado no Huambo. O Diário de 
Luanda, após uma breve interrupção, regressa às ruas da capital como 
jornal vespertino, cessando a sua publicação em Maio de 1977, depois de 
a sua linha editorial ter sido conotada com o “Fraccionismo”, uma cisão 
no partido do poder em Luanda (27 de Maio de 1977).

A partir de 1990, quando se deu a chamada democratização do 
país, sem necessariamente se ter constatado uma alteração radical do 
cenário político nacional, houve uma certa abertura para as liberdades 
políticas, económicas e sociais. Nesta altura, começaram a surgir 
pequenas iniciativas de publicações independentes. Do Jornal de Angola 
desprenderam-se duas sucursais confiadas a jornalistas transferidos do 
próprio diário público. Em 1997 o único jornal diário que se publica 
no país não alcançou os 10. 000 exemplares. Como “jornal de âmbito 
nacional”, edita, teoricamente, um exemplar por cada 600 habitantes, dos 
quais, pelo menos dois terços, não está em condições de o ler (Coelho, 
1999:108-109).

Provavelmente, é nessa fase que se começam a registar alterações, 
ainda que não substanciais, na estrutura editorial do jornal, onde as 
questões de direitos humanos estavam voltadas para veicular informações 
relacionadas com a guerra entre as forças militares governamentais e 
os rebeldes armados. Os acontecimentos do quotidiano angolano ainda 
ocupavam curtos espaços no diário público. Nesta medida, a abordagem 
do Jornal de Angola, quanto aos Direitos Humanos, deve ser tida em 
conta no contexto do conflito, embora se pode verificar que o jornal 
mantém uma linha de abordagem comprometida com a política interna 
do partido no poder em Angola. As críticas que lhe são feitas, quanto à 
linha editorial, prendem-se com uma resistência da direção em abrir-se 
aos vários segmentos sociais da sociedade angolana, pois primava pelo 
modelo de “Boletim oficial” devido à preocupação em retratar quase que 



43Lázaro : Mídia e direitos humanos

exclusivamente informações dos poderes públicos, e ignora claramente 
as outras sensibilidades e acontecimentos sociais. O Jornal de Angola 
tem sido acusado de permanecer numa “espécie de gestão editorial 
ideológica do passado”. As sucessivas direcções (1980-1990 e de 1990-
2000 e de 2000-2010) utilizam, vezes sem conta, o jornal público para 
debitarem opiniões em defesa, de forma a-crítica, das opções políticas do 
governo, mesmo em situações que contrariam os factos. Mantêm posições 
irredutíveis às críticas das organizações civis e de partidos políticos 
angolanos quanto à abertura ao debate público plural e abrangente no 
seio do jornal. O jornal tem sido, também, muito criticado pela postura 
pouco ética e profissional, pois utilizava o espaço de utilidade pública 
para a publicação de artigos com nomes de articulistas falsos.

Apesar desse facto, o jornal ainda continua a ser considerado o 
principal veículo de informação de abrangência nacional, não obstante 
as limitações verificadas na sua distribuição pelas províncias do país 
e lugares mais recônditos. Actualmente, o Jornal de Angola é gerido 
por um Conselho de Administração, na categoria de empresa pública 
denominada “Edições Novembro”, e conta com uma página electrónica 
(www.jornaldeangola.sapo.ao) e mais dois suplementos (Desporto e 
Economia) com relativa autonomia editorial, cujas direções do jornal 
e dos suplementos envolvem equipas de jornalistas séniores que se 
dizem convencidos que o diário é ainda considerado pelo público-leitor 
nacional, e goza de uma certa credibilidade nacional e internacional.

O Jornal de Angola e o foco dos Direitos Humanos
Tendo em conta que a publicação em causa é um diário público de 
maior circulação no país, optou-se por uma seleção das informações nos 
primeiros e últimos dias de trabalho. Trata-se de uma seleção dos números 
da publicação de Segunda e Sexta-feira, que surgiu, ao longo da pesquisa, 
como segunda opção dado o volume de trabalho do biénio (2008-2009) 
escolhido para análise. Apesar do material recolhido reconhece-se um 
conjunto de limitações no facto de haver números do jornal incompletos 
no acervo pesquisado. De acrescentar que as limitações em geral se 
devem ao facto de, no momento actual, as instalações do arquivo do 
Jornal de Angola se encontrarem encerradas por tempo indeterminado, 
sem aviso prévio e público. No ano de 1990 começa-se a constatar uma 
certa mudança de abordagem do jornal com a publicação da rubrica 
“Perspectiva”, pois a mesma visava reflectir sobre os mais variados 
assuntos do país. Neste mesmo ano é possível constatar curtas matérias 
que davam conta de violações de cidadãos, mas sem grande cobertura da 



44 Revista Africana de Mídias, Volume 20, Nùmeros 1 e 2, 2012

imprensa pública. Eis alguns poucos exemplos de violações dos Direitos 
Humanos:

• “Espancado por causa de 40 Novos Kwanzas” – notícias de 
2/10/1990;

• “16 anos de prisão por matar o marido” –13/10/1990;
• “Morto por roubar 40 Novos Kwanzas” – 14/10/1990.

Dois anos mais tarde, um editorial do Jornal de Angola, de Abril de 
1992, intitulado “Violência no lar”, sugere fortemente que a violência 
doméstica estava a aumentar e tinha resultado na morte de algumas 
mulheres, embora o artigo não estabelecesse uma relação entre o 
período pós-conflito e o aumento da violência doméstica já mencionada 
(Comerford 2005: 190). Passados dez anos, o mesmo Jornal de Angola 
voltou a reportar “uma estatística de cerca de 1772 casos durante os 
primeiros seis meses de 2002, em Cazenga, o bairro mais populoso de 
Luanda” (Idem, 223). Estava-se a reconhecer que depois da guerra, a 
violência doméstica era efectivamente registada dentro dos lares, ou seja, 
que a violência tinha deixado de estar nas ruas e passou imediatamente 
para as casas das pessoas.

Segundo Comerford, os relatórios que avaliavam a situação dos 
direitos humanos em Angola geralmente incomodavam o leitor, 
acusando tanto a UNITA como o governo angolano da ocorrência de 
violações. Por exemplo, o relatório de 2000 da Human Rights Watch 
sobre Angola dizia: “houve pouco sinal de maior respeito pelos direitos 
humanos já que continuavam as violações das leis de guerra pelas quais 
esse conflito tem sido notório”. Tanto o governo como os rebeldes têm 
sido responsáveis por essas violações.  A resposta do governo angolano 
às acusações de violações dos direitos humanos foi frequentemente de 
frustração, já que as organizações que alegavam as violações raramente 
tinham acesso às áreas controladas pela UNITA. Em muitas ocasiões, a 
resposta do governo para essas organizações foi de ligar a sua mensagem 
diretamente à UNITA. Além de destacarem a extensão de violações dos 
direitos humanos em Angola, esses relatórios serviam também para 
sublinhar o contexto difícil no meio do qual funcionavam as organizações 
da sociedade civil (2005:148).

Analise do Jornal de Angola
Apresentar-se-ão, aqui, alguns aspectos da análise feita sobre os artigos 
do jornal em questão, com referência ao biénio 2008-2009. A primeira 
parte será de tipo quantitativo, a segunda mais qualitativa.



45Lázaro : Mídia e direitos humanos

Tabela 1: Temas relativos à violação dos DH abordados pelo jornal 
(2008-2009)

Assunto Nr. Artigos

Violação nas Cadeias (5)
Violência no lar (15)
Homicídio (3)

Na generalidade dos casos, é possível constatar um elevado número de 
artigos de tipo notícia em detrimento dos outros géneros jornalísticos 
(reportagem e entrevista). Uma outra variável a considerar, para além 
dos géneros jornalísticos, tem a ver com a secção de “Sociedade”, 
espaço reservado para abordagem de questões sociais a nível do país, 
em curtas e breves informações por cada uma das diferentes províncias. 
Geralmente o espaço “Sociedade” é bastante reduzido em comparação 
com outros assuntos tratados pelo jornal, pois apresenta uma configuração 
subdividida, e é, nesta mesma secção, onde são abordados questões 
relacionadas directamente com os Direitos Humanos. Do ponto de vista 
numérico, como já se referiu mais acima, o Jornal de Angola utiliza o 
género notícia (32), (2) reportagens e (2) entrevistas, bem como (3) notas 
do editorial do jornal relacionado com os Direitos Humanos.

Quanto ao número de páginas, é de assinalar que o jornal dedica duas ou 
três páginas à secção de “Sociedade” subdividida em diferentes categorias 
de notícias e reportagens que, de uma forma geral, acabam por cobrir as 
várias províncias do país. Regra geral, o jornal veicula notícias em espaços 
bastantes curtos da secção “Sociedade” e raramente uma página, excepção 
se se tratar de um leque de reportagens de âmbito nacional. As informações 
aparecem muito condensadas nesta secção e desenvolvem-se em diferentes 
níveis, de acordo com o seu grau de importância.

Tabela 2: Género de artigos comparados com as fontes utilizadas                      
(2008-2009)

Género Fonte usada

Notícia (32) Polícia Nacional (PN) (5); Instituto Nacional de Apoio à Criança (INAC) 
(5); Ministério da Família e Promoção da Mulher (MINFANU) (5) Di-
recções Províncias da Família e Promoção da Mulher (DPMF) (5); Fórum 
das Mulheres Jornalistas; Secretaria de Estado para os Direitos Humanos 
(1); 7ª Comissão do Conselho dos DH, MINREX Ministério do Interior (5); 
Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC) (1)

Reportagem (2) Procuradoria da República e Secretaria de Estado para os Direitos Humanos



46 Revista Africana de Mídias, Volume 20, Nùmeros 1 e 2, 2012

Entrevista (2) Juiz Presidente do Tribunal de Luanda

Editorial (3) Director e Subdirector

Os casos de violações dos direitos humanos nas páginas do Jornal de 
Angola são, em regra dominados pelas notícias de violência doméstica, 
que logo após a guerra civil, conhece um aumento considerável em 
todo o país. Aqui vai-se sumariamente focalizar apenas alguns casos de 
violações publicados nas páginas do jornal. Pode-se, de uma forma geral, 
dividi-los em duas partes:

A primeira parte está relacionadacom a execução sumária de cidadãos 
no seio de famílias, como são os casos referidos mais abaixo. Ainda 
neste aspecto, verificou-se que o jornal deu muito pouco destaque 
às notícias, e o espaço para o desenvolvimento da notícia é bastante 
curto, sem uma informação apurada. A notícia fica pelo título e pouco 
mais de 6 linhas de descrição dos diferentes casos.

1. 21/01/2008 – título “Adolescente mata irmão supostamente por o 
pai os tratar de forma desigual”

2. 17/04/2009 – título “Mulher mata marido”
3. 18/04/2009 – título “Pai mata filho”
4. 22/05/2009 – ante-título “Luena” - título “Jovem encontrado morto”

Quanto à segunda parte, os casos de execução sumária são praticados 
por uma instituição pública. Trata-se da polícia nacional, sendo que 
um oficial terá morto a sua própria esposa. Aqui convém observar 
que o jornal optou por uma estratégia diferente de apresentação da 
notícia. A notícia, como o título revela, parece não implicar o agente 
policial no crime, na medida que o mesmo não é associado ao acto. O 
jornal opta por dar destaque ao apoio prestado pela polícia à família 
da vítima, e em nenhum momento assume responsabilidade pelo 
acontecimento. Diferente do título, a lead informa com maior detalhe 
o acto praticado pelo agente policial. É a partir desse momento que 
se toma conhecimento que o oficial teria morto a sua própria esposa.

Ex: 1 – 26/05/2009 – título “Polícia apoia óbito de vítima da 
tragédia do bairro da Cuca”; Lead: Fernanda Kandamba morta a 
tiro no bairro da Cuca pelo marido, oficial da polícia.

Fontes
Nos artigos do Jornal de Angola, as fontes de informação geralmente 
são de âmbito institucional. Raramente se observam fontes não-
institucionais, porquanto o jornal tem como prioridade as informações 



47Lázaro : Mídia e direitos humanos

veiculadas pelas instituições públicas como a Polícia Nacional, órgãos 
ministeriais, direcções provinciais, Tribunais, Procuradoria, Bombeiros 
e empresas públicas. Verifica-se, igualmente, que a polícia nacional é 
dos órgãos que maior informação fornece ao jornal no que aos Direitos 
Humanos diz respeito, pois há um maior nível de confiança nos dados 
apontados por esta instituição pública. Outras vezes, são os órgãos 
públicos ou instituições públicas que privilegiam o Jornal de Angola por 
se tratar de um veiculo de informação, também ele público. Daí poder-
se constatar que muitos jornalistas são chamados a fazer cobertura das 
actividades dos órgãos governamentais e, por força disso, reportam em 
primeira mão o resultado desses eventos oficiais.

Notícia
Na generalidade, a notícia ocupa grande parte das informações da secção 
de “Sociedade” do Jornal de Angola, por se tratar de um género muito 
económico, que relacionado com o espaço dedicado pelo jornal aos 
factos sociais e, consequentemente, às questões dos Direitos Humanos, 
e parece satisfazer os seus repórteres. No entanto, raramente outro 
género jornalístico é mais notório nas páginas do Jornal de Angola que a 
notícia. O próprio jornal já foi muito criticado por prescindir dos géneros 
reportagem e entrevista em detrimento da notícia. Aliás, assinala-se que 
há uma tendência na linha de abordagem do próprio jornal.

Reportagem
A reportagem é dos poucos géneros utilizados pelo jornal, salvo em 
condições muito específicas, que pode derivar de uma actividade de 
âmbito nacional em que o jornal é chamado a fazer uma grande cobertura 
de informação. Verifica-se que o jornal, com muito pouca frequência, faz 
uso desse género para abordar questões sobre os Direitos Humanos.

Entrevista
As poucas entrevistas apresentadas pelo jornal em relação às questões de 
direitos humanos são geralmente indirectas. Constatou-se que raramente o 
jornal no biénio (2008-2009) utilizou o género de entrevista para reportar 
questões ligadas aos Direitos Humanos, salvo uma entrevista com o Juiz 
Presidente do Tribunal de Luanda, quando falava do excesso de prisão 
preventiva. Outros momentos de entrevistas indirectas foram com a 
Directora Provincial da Família e Promoção da Mulher, quando falava 
dos índices de violência doméstica e da visita efectuada pela Secretária de 
Estado para os direitos humanos, nas penitenciárias do Kuando Kubango.



48 Revista Africana de Mídias, Volume 20, Nùmeros 1 e 2, 2012

A função das fotos no Jornal de Angola
As fotos são muito pouco utilizadas no espaço “Sociedade” onde o jornal 
trata de matérias relacionadas com os Direitos Humanos. Verificou-se 
um total de (9) fotos nos vários artigos publicados, entre eles a categoria: 
notícia (5), reportagem (2) e entrevista também (2).

O Semanário Angolense e a sua abordagem sobre os Direitos Humanos
O jornal Angolense foi fundado em Novembro de 1997 por um grupo de 
jornalistas com uma vasta experiência acumulada nos órgãos públicos. Este 
“projeto Angolense”, que inicialmente envolvia Américo Gonçalves e Graça 
Campos, desagregou-se anos mais tarde. Ambos criaram equipas diferentes, 
embora mantivessem a designação “Angolense” nas duas publicações: uma 
na direção de Américo Gonçalves e outra com Graça Campos. O grupo 
dirigido por Graça Campos e Silva Candembo viria a refundar a publicação 
em 2003, com a designação de Semanário Angolense já como “Sociedade 
Semanário Angolense, L.da”, mudando igualmente de sede e de formato. 
O Semanário Angolense e as publicações Folha 8 e Agora contribuíram 
para a consolidação da imprensa escrita praticada em Angola. Apesar dos 
passos dados na evolução do panorama jornalístico angolano, as fontes de 
informação e os materiais logísticos continuam a marcar as dificuldades da 
imprensa (Paiva 2005).

Outra dificuldade com que se deparou o Semanário Angolense e outras 
publicações tem a ver com as apreensões dos jornais vendidos nas ruas 
de Luanda pela polícia nacional. Aliás, um dos aspectos que muito tem 
condicionado a actividade jornalística prende-se, efectivamente, com a 
insensibilidade dos órgãos policiais para com o exercício da liberdade 
de informação. O exercício da actividade jornalística num país assolado 
por uma guerra civil de 27 anos afectou de modo severo  a relação 
entre os jornalistas e os poderes públicos. Vezes sem conta a direcção 
do Semanário Angolense teve de enfrentar processos judiciais, o último 
dos quais movido pelo então Ministro da Justiça, em 2007, que colocou 
o seu director, Graça Campos, em prisão efectiva tendo sido absolvido 
e suspensa a sentença passados 30 dias pelo Tribunal Supremo, por 
detectar irregularidade no processo. A posição assumida pela equipa do 
Semanário Angolense tem se mantido irredutível perante os processos 
judiciais e as pressões de natureza política.

Pode-se dizer que o Semanário Angolense é um dos mais importante 
jornais independentes de Angola pelo facto de ter inaugurado temáticas 
muito sensíveis e que, de certo modo, constituíam tabus na sociedade 



49Lázaro : Mídia e direitos humanos

angolana. Trata-se, por exemplo, do caso conhecido publicamente como 
“Riqueza mudou de cor. Os Nossos milionários” (de 18 de Janeiro de 
2003); e a outras matérias como: a edição nº 72, de 31 de Julho a 7 
de Agosto de 2004, intitulado “Afinal, temos milionários”, numa 
continuação de uma matéria do ano anterior. Uma outra edição, nº 132, 
polémica intitulada “ Não bastaram os 500 anos?” de 1 a 6 de Outubro 
de 2005 mexeu novamente com a sociedade angolana. A edição nº 86 
de 13 de Novembro de 2004 cujo título de manchete era “Onde estão os 
brancos e mulatos deste país” e a edição nº 112, de 14 a 21 de Maio de 
2005 com a manchete “Pouca Vergonha” que retratava a vivência dos 
cidadãos nacionais homossexuais, de quem a sociedade reprovava a sua 
opção sexual.

O próprio jornal, ao publicar essa matéria, deixou transparecer uma 
certa posição de reprovação apesar do trabalho jornalístico efectuado e 
abordado com um certo nível de equilíbrio e sentido de investigação por 
parte dos jornalistas.  Um ano mais tarde publicou as seguintes manchetes: 
“ 27 anos no leme” (edição nº 181, de 16 a 22 de Setembro de 2006), 
referente ao tempo de poder do Presidente da República, e a manchete 
“ Dos Santos igual a Salazar” (edição nº 192 de 2 a 8 de Dezembro de 
2006), numa comparação com Salazar. O mesmo Semanário Angolense 
instituiu nas suas páginas a rubrica “Fogo Cruzado”, com a finalidade 
de promover o debate de ideias entre os vários protagonistas da esfera 
pública angolana (desde questões políticas, culturais e económicas) que 
mexiam com o país. Portanto, o espaço “Fogo Cruzado”, sem sombra 
de dúvidas, foi uma iniciativa que contribuiu de maneira decisiva para o 
debate público sobre temas que envolviam a sociedade.

A afirmação do Semanário Angolense no panorama jornalístico 
nacional não excluiu de todo que enfrentasse dificuldades financeiras. Por 
este motivo, em 2010, a Sociedade Semanário Angolense viu-se forçada 
pelas regras do mercado a vender o seu património ao grupo Media 
Investment, actualmente proprietário da publicação. Uma das exigências 
dos novos proprietários tinha a ver com a reformulação da equipa, o que 
colocava Graça Campos e Silva Candembo fora da direcção do jornal.  
Passados alguns meses, o próprio ex-director do Semanário Angolense, 
numa entrevista ao jornal O País acabou por confirmar que não estaria 
disponível para permanecer na direcção do referido jornal enquanto o 
mesmo tivesse a Media investment como proprietários.  Ou seja, Graça 
Campos recusou submeter-se às regras dos novos proprietários da 
publicação de que era fundador e director.



50 Revista Africana de Mídias, Volume 20, Nùmeros 1 e 2, 2012

Análise do Semanário Angolense
Assim como para o caso do Jornal de Angola, para o Semanário 
Angolense levamos a cabo uma investigação de tipo quanti-qualitativo, 
que vamos tentar sintetizar:

Tabela 3: Temas relativos à violação dos DH abordados pelo jornal 
(2008-2009)

Ano 2008-2009 Nr. Artigos

Casos de demolições forçadas por parte do Estado e expropriação de 
imóveis (11)

Casos de execuções sumárias, baleamentos, detenções arbitrárias e outras 
violações com os relativos seguimentos processuais (15)

Total (26)

Neste nível de análise tem-se em conta diferentes variáveis, de acordo 
com os temas abordados. São elas as variáveis: ano de publicação (biénio 
– 2008-2009), número de artigos (68), número de páginas (98 e meia), 
número de fotos (86). Os dados recolhidos das variáveis estão divididos 
em categorias analíticas que são: notícia (45); artigos de opinião (11), 
reportagens (8) e entrevistas (4).

Caso “Frescura”
Os casos de execuções sumárias têm abalado de forma violenta a sociedade 
angolana pós-conflito. No dia 23 de Julho de 2008, uma Quarta-Feira, por 
volta das 18 horas e 30 minutos, homens desconhecidos em composição 
indeterminada chegaram (numa viatura de marca Hiace) à zona da 
“Frescura”, uma “mutamba” de jovens desse bairro do Sambizanga, onde 
se puseram a disparar contra tudo e todos. Em consequência dos disparos, 
feitos por homens armados, 8 jovens foram mortos. Porém, ouvida a polícia 
de Luanda, este órgão dizia não conhecer os autores do crime. Por seu 
turno, familiares e amigos das vítimas, ouvidos pela imprensa, garantiram 
terem sido autores do crime agentes da corporação à paisana.

De acordo com os testemunhos recolhidos pelo Semanário Angolense, 
na altura do acontecimento, os homens armados haviam descido de um 
carro e envolveram-se com os jovens, que se encontravam a conviver 
na sua “mutamba” de todos os dias, disparando inicialmente para o ar, 
a fim de dispersar os curiosos. A sessão de disparos contra os jovens 
deu-se logo após os homens armados terem orientado que os mesmos se 



51Lázaro : Mídia e direitos humanos

deitassem ao chão. Entre as vítimas cinco dos 8 jovens morrem na hora 
e três acabaram por falecer no hospital.

A Polícia Nacional, segundo o mesmo jornal, comunicou publicamente 
que nada tinha a ver com o caso, mas tanto os familiares das vítimas, como 
os seus amigos garantiam terem sido agentes à paisana, tendo havido, 
inclusive, a identificação de três deles. Por outro lado, havia igualmente 
relatos do envolvimento indirecto de um patrulheiro que, segundo uma 
das testemunhas, estaria a fazer a cobertura da acção dos “matadores 
de serviço”. Passados alguns poucos dias do acontecimento, a própria 
polícia apresentou publicamente sete agentes seus como alegados autores 
do crime.

Tabela 4: Género de artigos comparados com as fontes utilizadas (2008-
2009)

Tipo de artigo Fonte usada

Notícia (45) Rádio Eclésia (10), População (Familiares das vítimas), organizações 
não-governamentais (AJPD, Mãos Livres, Open Society) (10); Policia 
Nacional (5); Organizações sociais das Igrejas (10); Global Witness, 
Amnistia Internacional, Human RightsWatch (10)

Breve (6) Fontes alternativas “anónimas”

Reportagem (8) Porta-voz da Polícia (2), populares vítimas da acção (4), Ministério da 
Família e Promoção da Mulher (MINFPM) (2)

Entrevista (4) PGR, deputado da UNITA

Opinião (11) Vários autores

O caso mais violento desde que o país alcançou a paz efectiva foi a 
notícia com o título em primeira página: “Chacina no Sambizanga” e o 
ante-título “Barbárie na Frescura” decorrido em 2008. O caso “Frescura”, 
como se conhece publicamente, relevou muito do que tem acontecido na 
sociedade angolana, e o impacto que tal acontecimento teve na imprensa 
escrita. O caso “Frescura” segundo a imprensa escrita, em particular 
o Semanário Angolense, colocou em aberto a difícil relação entre os 
cidadãos e a polícia nacional. Foi por meio da imprensa que o país tomou 
conhecimento de tal acontecimento.

Desde o momento da cessação das hostilidades, a 4 de Abril de 2002, 
não se conhecia um acontecimento público que tenha mexido tanto com 
a “moral” pública da sociedade angolana quanto o caso “Frescura”, 
que, numa segunda edição, o Semanário Angolense titulava da seguinte 
forma: “Massacre da Frescura”. O mesmo jornal na altura apresentava 
o ante-título “Polícia pondera três alternativas” dando conta que a 



52 Revista Africana de Mídias, Volume 20, Nùmeros 1 e 2, 2012

polícia nacional já tinha algumas informações relacionadas com o caso. 
O caso “Frescura” marcou de forma severa e serviu para “forçar” uma 
reformulação na relação entre os agentes da polícia nacional e a população 
em geral, acto que resultou na execução de 8 jovens moradores do bairro 
do Sambizanga, na periferia de Luanda.  O bairro do Sambizanga situa-se 
no município com o mesmo nome, e albergava um dos maiores mercados 
a céu aberto da história de Angola pós-independência. Devido à existência 
do Mercado do Roque Santeiro, o bairro do Sambizanga era apontado 
pelas autoridades oficiais como tendo o maior nível de criminalidade da 
província de Luanda. Por este facto, a actuação da polícia era igualmente 
severa. Daí a pressão para que a polícia reformulasse os seus métodos 
de actuação e realizasse actividades de educação dos agentes de modo a 
se adaptarem ao tempo pós-conflito, principalmente do sector da ordem 
pública, por ser este que se relaciona directamente com os cidadãos no 
dia-a-dia.

Considerações finais
A imprensa angolana tem sido pressionada muitas vezes pelos factos 
sociais a cobrir, questões de direitos humanos, outrora invisíveis devido 
à guerra. Durante a guerra tinha-se uma visão geralmente global das 
violações dos direitos humanos de parte a parte. Tendo em conta que a 
análise quer quantitativa, quer qualitativa já fornece dados relevantes, 
vai-se apenas focalizar as semelhanças e diferenças mais salientes nas 
abordagens do Jornal de Angola e do Semanário Angolense. 

No biénio 2008-2009 foi notória a preocupação dos dois jornais 
em abordar as violações dos direitos humanos, pois os dados, no que 
respeita à análise quantitativa, denunciam um certo equilíbrio, que 
corresponde a uma média mínima de trinta, a começar pelo facto de o 
Semanário Angolense em detrimento do Jornal de Angola ter coberto 
mais acontecimentos. A tendência da média de trinta das matérias 
cobertas, espelha o quanto a imprensa angolana ainda está distante da 
ampla cobertura dos assuntos sobre violações dos direitos humanos. 
Com efeito, é mister reconhecer o crescimento gradual, embora se possa 
aferir uma certa dependência dos jornalistas às notícias já feitas, e de 
impacto imediato.

Para além da média mais ou menos aproximada de artigos publicados 
pelo Jornal de Angola e pelo Semanário Angolense, relativamente à 
cobertura dos direitos humanos, importa sublinhar que ambos inserem 
as notícias na secção de “Sociedade”, ou seja, é nessa parte que os 
jornais têm publicado as matérias relacionadascom os direitos humanos. 



53Lázaro : Mídia e direitos humanos

As diferenças verificadas nas abordagens dos dois jornais, apresentam-
se na forma de tratamento das notícias por cada um. Por exemplo, o 
Semanário Angolense mostra-se mais aprofundado no tratamento que 
dá à notícia, ou seja, há um seguimento de uma notícia, diferentemente 
do tratamento dado pelo Jornal de Angola, que em nenhum momento 
faz qualquer cobertura do caso “Frescura”, sendo um dos casos mais 
mediáticos no panorama da mídia nacional. Em parte, o seguimento ou 
não de matérias consideradas sensíveis deriva das diferenças existentes 
nas linhas editoriais dos dois jornais, sendo que o Jornal de Angola prima 
por uma linha que visa salvaguardar as instituições do Estado e a defesa 
das autoridades. A linha editorial do diário de Angola de maior circulação 
muitas vezes é usada pela direcção para defender posições concretas a 
favor das autoridades governamentais. O Semanário Angolense prima 
pela divulgação de informações das mais variadas sensibilidades do país, 
embora, ao mesmo tempo, se possa denotar uma certa tendência para 
dar voz às instituições e segmentos sociais que, de qualquer modo, são 
marginalizados pelos órgãos públicos. Aqui também a linha editorial do 
Semanário Angolense que se diz comprometida com o “ser e a defesa do 
angolano”, muitas vezes é usada para chamar a atenção das instituições 
e autoridades governamentais. As diversas fontes de informação têm 
constituído uma variável díspar na cobertura das questões de violações 
dos direitos humanos entre os dois jornais. No caso do Jornal de Angola 
a primazia é dada às fontes institucionais, talvez devido ao facto de 
existir maior confiança por parte desses mesmos órgãos.  De modo 
diferente, o Semanário Angolense privilegia as fontes de informação 
não-institucionais na sua maior parte, pois diz encontrar inúmeras 
dificuldades para o acesso à informação por parte das instituições 
públicas porque se recusam a prestar tais informações ao jornal, muitas 
vezes mesmo tratando-se da cobertura de actividades oficiais do Estado.

O posicionamento “político” é outro dos elementos marcantes nas 
abordagens dos dois jornais. Numa certa polaridade, verifica-se clara-
mente díspar em dois pontos: no primeiro ponto o Jornal de Angola 
dá prioridade ao tratamento e cumprimento da lei e à salvaguarda dos 
agentes públicos, mais concretamente as autoridades policiais, chegando, 
assim, a atribuir responsabilidade aos cidadãos e não aos agentes poli-
ciais; no segundo ponto, onde se situa o Semanário Angolense este tem 
apontado um certo equilíbrio, quando muita atenção recai para a crítica 
às autoridades policiais ou, de modo geral, às instituições públicas. Nos 
dois casos, o posicionamento dos jornais deriva em grande medida das 
linhas editoriais.



54 Revista Africana de Mídias, Volume 20, Nùmeros 1 e 2, 2012

O Semanário Angolense, de acordo com a sua linha editorial, tem 
se pautado por uma postura de defesa da vida e dignidade humana dos 
cidadãos angolanos, como por exemplo: de realçar a cobertura mais que 
conseguida do caso “Frescura efectuada pelo jornal” até ao julgamento e 
sentença dos culpados. Por seu turno, o mesmo assunto, caso “Frescura”, 
não foi noticiado em nenhuma ocasião pelo Jornal de Angola no curso 
do caso em julgamento, nem a sentença atribuída aos culpados.  O Se-
manário Angolense sobre este caso “Frescura” chegou mesmo a criticar 
duramente a polícia pelo comportamento dos agentes no relacionamento 
com os cidadãos. O jornal chamou igualmente a atenção das autoridades 
para a necessidade de uma maior cautelas nas acções, e para prestarem 
maior atenção no processo de educação dos agentes policiais, adequan-
do-se ao momento actual vivido no país.  O mesmo pode dizer-se dos 
diferentes casos de expropriação de terra e demolições feitas pelas au-
toridades governamentais.

Há ainda uma diferença no tratamento das fotografias entre os dois 
jornais, sendo o Semanário Angolense o que mais acompanha as notícias 
com fotografias diversas para dar maior visibilidade às mesmas.

No que respeita ao ponto de vista dos jornais em matérias dos direitos 
humanos, pode-se destacar dois pontos díspares: No Jornal de Angola 
é notório um certo comprometimento dos jornalistas na abordagem 
de assuntos, que, de alguma forma, mexem com a sensibilidade das 
autoridades governamentais. Assinale-se que os jornalistas partem de 
um ponto de vista de auto-censura no tratamento de assuntos ligados 
aos direitos humanos. Quase sempre a crítica não é feita abertamente. É 
muito mais frequente verificar abordagens dos assuntos de um ponto de 
vista sempre positivo, ou numa espécie de crítica velada.

No segundo caso, o do Semanário Angolense, o tratamento dos 
assuntos é geralmente feito de forma clara e aberta. O ponto de vista dos 
jornalistas apresenta-se muito aberto nos textos, até mesmo as críticas 
às instituições e autoridades são feitas de forma directa e aberta. Muitas 
vezes os jornalistas reportam matérias com títulos bombásticos de modo 
a provocar reacções da sociedade e das autoridades, em particular. O 
confronto do contraditório é uma nota a realçar nas páginas do Semanário 
Angolense, o que difere de forma igualmente notória das páginas do 
Jornal de Angola. Por exemplo: o Jornal de Angola na cobertura que fez 
do caso “polícia apoia óbito de vítimas da tragédia do bairro da Cuca”; 
lead: “Luzia Fernando Kandamba, morta a tiro, no bairro da Cuca, pelo 
marido, oficial da polícia”. Em nenhum momento, o jornal procurou ouvir 
outras opiniões no tratamento desse assunto. Desde já, porque qualificou 



55Lázaro : Mídia e direitos humanos

o caso como sendo resultado de uma tragédia, sem, no entanto, referir a 
responsabilidade do agente da polícia.

Apesar dos vários esforços e medidas tomados pelo governo ango-
lano, com o fim de incrementar o respeito pelos direitos humanos dos 
cidadãos, o relatório de 2009 sobre os direitos humanos em Angola sug-
ere que o comportamento do governo em termos de respeito por esses 
direitos ainda não atingiu níveis aceitáveis, sendo que as violações reg-
istadas foram inúmeras e graves. O documento refere que os abusos dos 
direitos humanos incluíam situações como a diminuição dos direitos dos 
cidadãos de elegerem representantes a todos os níveis; assassinatos por 
parte da polícia, dos militares e de forças de segurança privada; tortura, 
espancamentos e violações por forças da segurança; condições duras nas 
prisões; prisão e detenção arbitrárias; corrupção e impunidade das autori-
dades; um sistema judicial ineficaz e sem independência; longa duração 
da prisão preventiva; inexistência de um processo isento; restrições à 
liberdade de expressão, de imprensa, de reunião e de associação; despe-
jos forçados sem indemnização; e discriminação, violência e maus-tratos 
contra mulheres e crianças (RSPA 2010: 45).

Notas
1. Artigo publicado 3 de Julho de 1999 no Semanário Agora de autoria do jor-

nalista sénior Rafael Marques e activista dos direitos humanos.
2. William Tonet, Aguiar dos Santos, Gilberto Neto e outros – o  primeiro e 

segundo são directores dos Semanários Folha 8 e Agora, respectivamente.

Referências
Carvalho, P. de, (2010), A campanha eleitoral de 2008 na imprensa de Luanda, 

Luanda, Kilombelombe.
Coelho, S., (1999), Angola – História e estórias da informação, Luanda, Execu-

tive Center.
Comeford, M., (2005), O rosto pacifico de Angola: biografia de um processo de 

paz (1992-2002), Windhoek:  edição do autor.
Fundação Open Society, (2010), Relatório Segurança Pública em Angola, 

(Português-Inglês) Luanda.
Hodges, T., (2001), Angola - Do Afro-Estalinismo ao capitalismo selvagem, 

Cascais, Principia.
Human Rights Watch, 1999, Angola Explicada – Ascensão e queda do processo 

de paz de Lusaka, Nova Iorque, HRW.
Lima, F., (2000), “Os media em Angola” In Pluralismo de informação nos Palops, 

Cascais, Principia, pp. 35-76.



56 Revista Africana de Mídias, Volume 20, Nùmeros 1 e 2, 2012

Mateus, I., 2004, The role of Angolan media during the conflict and in the con-
struction of democracy. Conciliation Resources web site. Retrieved August 
2006, from http://www.cr.org/our-work/accord/angola/media.php

Neto, G., (2004), “Angola” in So this is democracy? State media freedom in 
Southern Africa 2004, MISA, pp. 28-36.

Nyamnjoh, F., 2005, Africa’s Media – Democracy & the politics of belonging, 
Londres: Zed Books & Pretoria: Unisa press.

Paiva, M., (2005), “Panorama nacional” in So this is democracy? – State of media 
freedom in Southern Africa 2005, Annual publication of media Institute of 
Southern Africa MISA, pp. 27-36.

Pestana, Nelson 2005, “O poder e a diferenciação social em Angola” In SILVA, 
Teresa Cruz, CARDOSO, Carlos, Lusofonia em África: História, democracia 
e integração africana, Codesria.


