5 - Uma basofaria crioula: considerações sobre as narrativas O meu poeta (1992), A morte do meu poeta (1998), de Germano Almeida e Biografia do língua (2015) de Mário Lúcio Sousa
Corresponding Author(s) : Mariana Andrade Gomes
Africa Development,
Vol. 46 No. 2 (2021): Africa Development
Abstract
O riso pode ser compreendido e utilizado por/sob vários aspectos, mas nestas
considerações ele é lido em seu viés político-ideológico, em consonância com
a interpretação do cômico em sua implicação e responsabilidade social, assim
como preconiza Wole Soyinka (1988), ao defini-lo, também, enquanto recurso
de conscientização e enfrentamento das estruturas de opressão. Como objeto
de discussão destas perspectivas analíticas, o recorte literário está centrado
nas narrativas dos escritores cabo-verdianos Germano Almeida e Mário Lúcio
Sousa, os quais possuem grande projeção nacional e internacional, transitando
em diversos espaços da vida artística e pública, mais notadamente, em suas
atuações enquanto criadores literários e deputados eleitos. Então, aqui, de
modo sintéctico, traço leituras sobre as obras O Meu Poeta ([1990], 1992) e
A Morte do Meu Poeta (1998), de Germano Almeida, e Biografia do Língua
(2015), de Mário Lúcio Sousa, para problematizar como esses livros utilizam
a risibilidade no tratamento das demandas e categorizações acerca da raça,
etnia, gênero e classe no contexto de Cabo Verde. Dessa forma, espera-se poder
contribuir para a bibliografia referente às investigações sobre a(s) literatura(s)
cabo-verdiana(s), bem como para os estudos acerca do cômico nas escritas
africanas em língua portuguesa.
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